Praia de Boa Viagem

O bairro de Boa Viagem, cujo nome deriva da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, é um dos mais importantes na cidade do Recife. Uma das suas principais características é a sua posição ao longo do Oceano Atlântico. A avenida Boa Viagem, que corta o bairro por completo, é à beira-mar. O bairro nobre possui uma das maiores aglomerações por metro quadrado da população da cidade, tendo em vista a grande quantidade de edifícios. Em virtude de sua bela costa praiana, considerada uma das mais bonitas praias urbanas do Brasil, existem diversos hotéis no local.


Boa Viagem localiza-se na zona sul da cidade e é banhada pelo Oceano Atlântico, onde também fica a praia de Boa Viagem. Seu IDH em 2000 era o segundo maior da cidade do Recife sendo de 0,974, superado apenas pelo IDH do bairro da Jaqueira.

No século XVII foi construída uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem em razão da devoção dos pescadores que habitavam o então pequeno povoado. A urbanização só ganhou impulso no início do século XX, com a construção da avenida Boa Viagem. Mesmo assim ainda era um bairro de veraneio. Os primeiros arranha-céus do bairro, os edifícios Holiday (1957), Acaiaca (1958) e Califórnia (1960), foram feitos originalmente como endereços de veraneio. Tornou-se realmente residencial no fim dos anos 70, aliado à construção do Shopping Recife.

Hoje Boa Viagem é um bairro de festa, onde estão concentrados algúns dos melhores restaurantes da cidade e o maior shopping da cidade.