Um Passeio nas Maravilhas do Nordeste

06/01/2016 10:42

Uma das mais encantadoras regiões do Brasil, o Nordeste oferece a seus visitantes uma mistura de diversão e cultura que vem conquistando cada vez mais turistas.

Com seus nove estados genuinamente diversificados em termos de história, gastronomia, artesanato euma sedução natural gerada pela simpatia de seu povo, o turista encontra  variadas opções de lazer, tanto para quem quer aproveitar intensamente a vida noturna em boates, restaurantes e muitas festas, como para quem veio curtir sombra e água fresca, em cenários exuberantes e revigorantes.

Nessa região cada passo leva você a uma nova e surpreendente descoberta como: no Maranhão, estado que mistura aspectos das regiões Norte e Nordeste, tem a maior diversidade de ecossistema de todo país: praias, florestas amazônicas, mangues e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas que são os Lençóis Maranhenses. Sua capital, São Luis, possui um centro histórico altamente preservado e oferece ao turista uma “viagem” ao nosso passado.

Descendo um pouquinho, chegamos ao Piauí, estado com uma proposta diferente dos outros desta região, pois suas baixas altitudes, chapadões, planícies e vales úmidos, suas elevações numerosas são responsáveis pelo surgimento de formações geológicas grandiosas, sendo um destino atraente a quem

gosta de explorar a terra. Seu litoral mede apenas 66Km e está cercado de dunas de areia branca e lagoas de água doce, como o Delta do Parnaíba, região turística muito conhecida.

Continuando nosso passeio, chegaremos ao Ceará, estado com litoral fabuloso onde encontraremos praias classificadas como as mais belas do mundo, como Jericoacoara, Canoa Quebrada, Tatajuba entre outras. Sua capital Fortaleza é uma das cidades mais visitadas, eleita por muitos brasileiros e

estrangeiros como a mais turística do nordeste por sua estrutura, dedicação ao turismo e pelas belezas naturais que a cercam.

Berço do humor brasileiro tem em sua orla vários bares e restaurantes que oferecem shows de comediantes e muita música regional para quem gosta da vida noturna. Durante o dia reserva praias de belezas insuperáveis como; Morro Branco, Cumbuco, Porto das Dunas e Praia do Futuro.

Seguindo ao sul chegamos ao Rio Grande do Norte, a partir de Natal, sua capital, conhecida como a cidade do Sol, chegamos a famosas atrações turísticas como a praia de Genipabu, onde podemos fazer um exótico passeio de dromedário, desafiar as ondas nos bananas boat puxados por lanchas velozes ou mesmo desafiar as dunas em passeios de bugy, com ou sem emoção. Suas praias mais famosas são

Ponta Negra, Pirangi e Pipa entre outras.

Natal também possui excelente culinária regional e frutos do mar.

Na Paraíba, especialmente em João Pessoa, sua capital, se respira melhor, cidade considerada a mais verde do Brasil, tem o charme de uma cidade do interior e os confortos de uma capital. Aqui o São João

pega fogo em Campina Grande, que durante esta festa se transforma em um gigantesco arraial, com muito forró, fogueiras, gastronomia e uma alegria de fazer inveja a qualquer cristão. A Cidade é

organizada, limpa, simpática, tranqüila e acolhedora, destino ideal para quem curte a natureza e a tranqüilidade das pequenas cidades e

não abre mão de shopping, bons restaurantes e vida noturna de qualidade.

Também é na Paraíba que se encontra a mais famosa praia

naturista do Brasil, Tambaba, para quem gosta de ficar ao sol do jeitinho que Deus nos criou.

Coladinho na Paraíba, apenas duas horas de carro, está o estado de Pernambuco. Sua capital, Recife, hoje uma das maiores cidades do Brasil. Está em um ponto estratégico, pois proporciona a seus visitantes a possibilidade de visitar outrascidades badaladas como: João Pessoa, Olinda, Itamaracá, Porto de Galinhas e até Salinas de Maragogi,

já em Alagoas, e até Maceió, que fica a apenas duas horas de viagem.

Recife também oferece uma orla marítima de tirar o fôlego, com a praia de Boa Viagem emoldurada por arrecifes que formam piscinas naturais quentinhas e muito agradáveis. Tem uma quantidade e variedade de restaurantes de causar inveja e uma vida noturna agitadíssima. Não podemos esquecer de Porto de Galinhas, que é o destino mais requisitado do estado de Pernambuco, não só pelas belezas de suas praias e piscinas naturais, mas também pela excelente estrutura e receptividade com que essa região recebe os turistas. Recife e Porto de Galinhas são destinos de pessoas que querem viver férias intensas.

A Seguir vem Alagoas e a bela capital, Maceió, com praias de águas mornas, piscinas naturais ejangadas, que dão graça ao litoral com suas velas coloridas ao vento, tem a particularidade de atraircasais em lua de mel, pelo seu clima romântico e tranqüilo.

Na Praia de Pajuçara encontra-se um das mais conhecidas atrações de Maceió; um passeio de jangada que leva o turista a um banco de areia de águas quentinhas e rasas. Distante da costa, na maré baixa se transforma em um grande centro de atrações atípico, pois tudo está sobre jangadas, lanchas e botes.

Você encontra de tudo; bebidas, comidas, trajes de banho, protetores solares, chapéus, camisetas e até um orelhão, caso você queira contar para alguém o lugar maravilhoso em que está. Alagoas guarda santuários como, Barra de São Miguel, Praia do Fracês, Praia do Gunga e a foz do São Francisco, Pontal do Peba, onde de um lado do rio está Alagoas e de onde pode se avistar Sergipe na outra margem.

Também está em Alagoas Salinas de Maragogi, com suas piscinas naturais e resorts confortáveis.

Finalmente chegamos à Bahia, terra de Jorge Amado, Gilberto Gil, Caetano Velozo, Ivete Sangalo eoutros ícones da nossa cultura. A Bahía parece ser uma fonte inesgotável de cultura, produzindo semprenovos ritmos musicais, estilos, artistas e escritores.

É na Bahia que encontramos, de forma mais pulsante, a herança da cultura negra, com delícias como o vatapá, caruru e munguzá, o misticismo do candomblé, a sedução da capoeira e a alegria de um povo

festeiro e feliz. Reduto da História Nacional foi em Porto Seguro, na Bahia, que a nau portuguesa de Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez. O famoso “Terra à vista”, proferido assim que o navegante vislumbrou a silhueta do Monte Pascoal, deu início à colonização lusitana nas terras tupiniquins.

É na Bahia que estão os destinos de praia mais famosos do Brasil e também onde estão os resorts mais luxuosos, destinos badaladíssimos como; Porto Seguro, Costa do Sauípe, Itacaré e Praia do Forte. A Bahia é uma estrela que não para de brilhar.

E para terminar nossa viagem, chegamos a Sergipe. Menor estado brasileiro, mas não menos interessante, o litoral sergipano abriga belas praias e manguezais, um espetáculos natural, No interior pode se observar a cultura do agreste e as belezas do sertão sergipano. Belezas como a do Canyon de São Francisco, serras e cachoeiras.

Especial destaque para culinária dessa região, uma das mais diversificadas do país: Caranguejo, casquinha de siri , sururu ...... Uma delícia de estado.

Nas suas férias, escolha um dos nossos destinos para o Nordeste. Você vai viver momentos inesquecíveis.

Verônica Nicoletti

Publicado na edição de Setembro da Revista Brasil Travel News